Fanatismo (do francês "fanatisme") é o estado psicológico de fervor excessivo, irracional e persistente por qualquer coisa ou tema, historicamente associado a motivações de natureza religiosa ou política. É extremamente frequente em paranóides, cuja apaixonada adesão a uma causa pode avizinhar-se do delírio.
Em Psicologia, os fanáticos são descritos como indivíduos dotados das seguintes características:
De um modo geral, o fanático tem uma visão-de-mundo maniqueísta, cultivando a dicotomia bem/mal, onde o mal reside naquilo e naqueles que contrariam seu modo de pensar, levando-o a adotar condutas irracionais e agressivas que podem, inclusive, chegar a extremos perigosos, como o recurso à violência para impor seu ponto de vista.
Tradicionalmente, o fanatismo aparece associado a temas de natureza religiosa ou política, porém, mais recentemente, ele se tem mostrado também em outros cenários, como os das torcidas de futebol e ídolos da música.
Em Psicologia, os fanáticos são descritos como indivíduos dotados das seguintes características:
- 1. Agressividade excessiva ;
- 2. Preconceitos váriados;
- 3. Estreiteza mental;
- 4. Extrema credulidade quanto a um determinado "sistema"
- 5. Ódio;
- 6. Sistema subjetivo de valores;
- 7. Intenso individualismo;
- 8. Demora excessivamente prolongada em determinada situação/circunstância.
De um modo geral, o fanático tem uma visão-de-mundo maniqueísta, cultivando a dicotomia bem/mal, onde o mal reside naquilo e naqueles que contrariam seu modo de pensar, levando-o a adotar condutas irracionais e agressivas que podem, inclusive, chegar a extremos perigosos, como o recurso à violência para impor seu ponto de vista.
Tradicionalmente, o fanatismo aparece associado a temas de natureza religiosa ou política, porém, mais recentemente, ele se tem mostrado também em outros cenários, como os das torcidas de futebol e ídolos da música.
Bibliografia
- Cruz, M. Tolerancia o barbarie. Barcelona: Gedisa,1998
- Mackellar, J. Fans, fanatics or just good fun - travel behaviours of the leisure fanatic. Journal of Vacation Marketing,2006